segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Urtigão, em... Namoro apimentado!

* Ledora: Anair Campos

- - -

NOTAS sobre esta transcrição:

1. O linguajar matuto, peculiar nas histórias do Urtigão foi mantido;
2. Usei a nomenclatura de narrador (A letra "N:") para descrever os quadrinhos e personagens presentes à cena.

- - -

Urtigão, em... Namoro apimentado!


N1. Vê-se uma mulher idosa na cozinha mexendo numa panela. De fora vem o som de tiros...

* BAM BAM ZUM ZIM ZING BAM

velha - Ah! Finarmente o guisado tá no ponto! Intão, vô acabar cum esse tiroteio e chamá pro armoço!

N2. A velha vai até a porta da frente da casa...

Velha (Gritando) - Genoveva!

N3. A moça está atrás duma pedra e tem uma espingarda nas mãos. Ao fundo vê-se o Urtigão também armado...

Genoveva - Qui é, vó? Tô ocupada brigano c'o vizinho!

Velha - Num quero nem sabê! Entra logo qui a cumida tá na mesa!

Genoveva - A gente continua despois da sesta! Inté, vizinho!

Urtigão - Inté!

Velha (Fazendo careta) - Grunf!

N4. Vê-se ambas à mesa...

Velha - Sabe, Genoveva! Ocê num tem modos de moça!

Genoveva - Num tô nem um poquinho preocupada cum isso!

Vó - Mas devia de tá! Já é hora docê arranjá um noivo!

Genoveva - Hoje, não! De tarde vô caçar lá no vale!

Vó - Ocê já terminô de comê?

Genoveva - Depende... tem mais guisado na panela?

N5. A avó arrasta a moça da mesa...

Vó - Não! E quero mostrá procê um outro tipo de caça!

Genoveva - Quar?

Vó - Aquela!

Genoveva - O Urtigão? Mas ele ía ficá danado de ruim no guisado!

Vó - Num tô falano disso! É p´ra casamento qui ele serve!

Genoveva - Acho qui a Sinhora andô dano umas vortinhas lá no alambique! Eu, casá c'o Urtigão? Nunca!

N6. Ambas estão no quarto...

Vó - Dexa de marcriação! Ele é sortero e dono da própia terra!
Tá pra lá de bão! Mas pra fisgar o noivo, carece antes prepará a isca... rê rê!

Genoveva - Vó... num gosto desse seu jeito de oiá!

N7. Mais tarde...

Vó (Gritando da sala) - Sai desse quarto, Genoveva! Ocê já tá pronta!

Genoveva (Do quarto) - Pronta pra todo mundo ri na minha cara!

N8. Genoveva tirou a calça e agora está com um vestido rodado...

Vó - Eu sabia! Sempre disse qui dibaixo daquela sujerada toda eu tinha uma lindona duma neta!

Genoveva (Fazendo careta) - Humpf!

Vó - Farta só dá um jeitinho aqui e... o qui é isso no borso?

N9. A vó mete a mão no bolso do vestido da Genoveva e fica com a mão presa numa armadilha...

Vó - Aiiiiiii!

Genoveva - Discurpa, Vó! Era uma armadia de coeio qui eu tava guardano pra pô no caminho!

Vó - Ocê num devia tá pensano nessas cosas ingora!
E qui mais ocê enfiô nos borsos?

Genoveva - Nada, Vó... só minha atiradera, munição da espingarda, fumo de rolo...

Vó - Larga tudo isso! Ocê percisa é de miorá seu jeito de moça...

Genoveva - Não, Vó! Isso não!

Vó - Cum um poco de perfume!

Genoveva - Socorro! Cof... cof!

N10. Urtigão está sentado no alpendre da sua casa ao lado do seu cachorro...

Cão - Auuuuuu!

Urtigão - Xi! Qui foi, Cão! Qui agitação é essa? Epa! Tô sentino tamém! É chero de bicho brabo... ô intão de assombração! A coisa ta chegano lá das moita! Se prepara pra me ajudá na briga, Cão!

N11. Genoveva chega com a avó...

Vó - Batarde, cumpadi!

Urtigão - Cumadi! Cuidado! Chega pra cá depressa qui tem coisa ruim na redondeza!

Vó - Do qui ocê tá falano, Urtigão?

Cão - Auuu!

Urtigão (Pensando) - Minha nossa! É a Genoveva qui tá cherano ansim! Deve tê topado cum um gambá dos brabo, tadinha!

(Falando) - Nada não... me enganei! Mas o qui é que a cumadi qué de mim?

Vó - Só cunvidá ocê pro jantá! Minha neta é qui vai fazê a comida!

Urtigão - Uééé... mas pur que esse cunvite ansim de repente?
Nerversário de arguém, é?

Vó - Qui nada... só pra fazê boas vizinhanças!
Tamo esperano ocê à noite!

N12. Genoveva na cozinha mexendo numa panela e a vó na sala...

Vó - Dipressa, Genoveva! Termina logo qui ele já tá chegano!

Genoveva - Só farta uma mexedinha!

N13. Chega Urtigão...

* TOC TOC TOC

Vó - Cruis! É ele! Vô abrí!

Genoveva (Pensando) - E eu vô dá um jeito de espantar esse noivo!

N14. Urtigão e a avó à mesa...

Urtigão - Ara! Tá pareceno danado de bão esse guisado!

Vó - E além de cozinhá, a Genoveva sabe costurá, lavá e passá qui é uma beleza!

Urtigão - Intão cum licença qui eu vô atacá!

Vó - Rê rê! À vontade, cumpadi!

N15. Urtigão coloca a comida na boca...

Urtigão - Iauuuuuu!

N16. Urtigão sai correndo da mesa pra fora da casa...

Urtigão - Ui ui uiiiiii!

Genoveva - Será qui eu pus pementa dimais, Vó?

Vó - Trais água! Dipressa! Ele tá pegano fogo!

N17. Urtigão, a Vó e Genoveva lá fora...

Urtigão - Num carece! Já tô bem... ufaaa!

Vó - Num sei o qui houve, cumpadi! Cumê qui a Genoveva foi errá na mão desse jeito!

Urtigão - Qui errá qui nada! É ansim mermo qui eu gosto!
Genoveva... ocê é uma cozinhera muito boa!

Vó - Intão ocê gostô da comida da minha neta?

N18. Vó sai da casa e caminha em direção a um pequeno sino...

Vó - Tá no papo! Num é caso de perdê mais tempo!

N19. Vó começa a tocar o sino. Ao fundo vê-se algumas casinhas...

* BLÉM BLÉM BLÉM BLÉM

Vó (Gritando) - Ô famia! Venham todos! A Genoveva vai ficá noiva!

N20. A família aparece...

Um neto da velha - A gente só tava isperano a Sinhora chamá, Vovó!

Urtigão - Cumé qui é? Noivado? Cruis! Me pegaro numa armadia!

Vó - Num vai se desdizê ingora, cumpadi, qui meus parentes num vão gostá!

N21. Urtigão pula a janela e se manda...

Urtigão - Tchauzinho procês!

Vó - Sigura ele! Num dexa escapá!

N22. Urtigão está atrás dumas pedras. A vó está na frente da casa...

Urtigão - Tô cercado!

Vó - Trais os cachorro! Vamo dipressa!

N23. Genoveva vai até onde está escondido Urtigão...

Genoveva - Psiu! Me segue, cumpadi! Eu tiro ocê daqui sem ninguém vê!

Urtigão (Fazendo careta) - Argh! A noiva!

Genoveva - Qui noiva nada! Essa instória de casamento é coisa da avó!

Urtigão - Qué dizê qui ocê num tá quereno tamém?

Genoveva - Qui nada! Inda num quero casá! Tem coisa mais divertida do qui ficá cuidano de casa!

Urtigão - E o qui ocê gosta de fazê?

N24. Depois...

Outro neto da velha - Num entendo, Vó! Vimo tudo pur perto e pur longe! O home sumiu mermo!

Vó - Qui azá! Nossa! Ingora qui notei qui a Genoveva sumiu tamém! Será qui ela fugio de casa pur qui eu tava obrigando ela a casá?

* BAM BAM BAM

Vó - Nunca vô me perdoá se... epa! Qui tiros são esses?

* BAM BAM BUM ZING

N25. Genoveva atrás dumas pedras com a espingarda na mão. Ao fundo Urtigão também atrás dumas pedras, segura uma espingarda. A Vó está no alpendre da sua casa...

Vó (Gritando pra Genoveva) - O qui ocê tá fazeno?

Genoveva - Namorano, uai! Discobri qui eu e o Urtigão temo muito gosto em comum!


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário