sábado, 3 de outubro de 2009

APRESENTAÇÃO

Tenho 58 anos e fiquei cego aos 39. Sempre gostei de ler revistas
em quadrinhos (Gibis) e tinha algumas por aqui. Um dia pedi a uma irmã que lesse uma destas para mim.

Quando ela iniciou a leitura dos diálogos, lhe pedi que descrevesse
cada quadro: cenário (ou fundo) e o que faziam os personagens.
Assim, ela passou a descrever as ações e pude imaginar todas as cenas.

Foi como se eu estivesse lendo a revistinha. Maravilha!

Então eu lhe disse: Nai, se você ler e eu digitar as historinhas, o
cego que nunca leu uma HQ ou mesmo aquele que a conheceu antes poderá "ler" Histórias em Quadrinhos... e surgiu o Projeto HQ para DV ler!

Criei este projeto e sei que não há nada igual em nenhum outro país!

Este Projeto tem a finalidade de proporcionar ao cego a leitura digital das Histórias em Quadrinhos e é desenvolvido junto às comunidades de Deficientes Visuais nos países de língua portuguesa e espanhola.

É disponibilizado e divulgado nas Listas de Discussões que participo e agora neste Blog, ajudando a disseminar as obras entre os DVs e possibilitando-lhes o acesso a esta forma de expressão, comunicação e entretenimento.

Até hoje já transcrevi 27 historinhas, entre infantis e adultas e
tenho cerca de 15 esperando a revisão.

Antes de ler as Histórias em Quadrinhos que serão disponibilizadas neste Blog, leia a nota abaixo:

* Notas Sobre as Transcrições:

1. Com a letra "Q", seguida de um número, descrevo o quadro e digo os personagens que participam da cena;

2. Com um "N:", identifico o narrador ou dou alguma explicação para melhor compreensão do quadro ou dos diálogos;

3. As onomatopéias estão em letras maiúsculas e precedidas por um *;

4. Alguns quadros, nos quais as cenas são quase as mesmas, são
suprimidos, mas isto não interfere na compreensão da história. Em outros, acrescento informações para melhor compreensão destes;

5. O nome da ledora (pessoa que leu a história para que eu digitasse) e cuja ajuda foi valiosa e imprescindível para a realização deste trabalho, a quem agradeço a força, estará sob o título da história;

6. Espero contar com todos para a disseminação desta obra entre os D. Vs., especialmente entre as crianças, às quais são dedicadas;

7. Este material destina-se às pessoas portadoras de deficiência
visual, sendo vedado seu uso com fins comerciais;

8. O "Projeto HQ para DV ler" limita-se à digitação de Histórias em
Quadrinhos objetivando a acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência visual a esta forma de comunicação e entretenimento, respeitando os direitos dos autores e editores das obras transcritas.

Qualquer outra informação ou sugestões, escreva para:

lc51letras@gmail.com

Espero que vocês gostem e se divirtam!

Luís Campos (Blind Joker)

Um comentário:

  1. Olá, Luís! Achei mt bacana sua iniciativa. Tenho uma "bebê" linda de 3 anos q tb é DV e salvei várias descrições suas, pq ela adora HQ... Q bom q a vida continua, ñ é mesmo?!

    ResponderExcluir