quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A Espada Era a Lei - Parte III


* Ledora: Anair Campos

- Verruga vira peixe -


Q1. Merlin está ao lado de Verruga e Arquimedes pousado no galho de uma árvore próxima. Eles estão diante do fosso que circunda o castelo, vendo-se ao fundo a ponte levadiça e algumas partes do castelo.

Merlin - Deixe-me ver se recordo aquela fórmula do peixe!
Ah, sim... lá vai! Aquarius aquáticus aqualitus om! aquadigitoniun!

* FUMP! CHUÁ!

Q2. Merlin e Verruga transformados em peixes conversam enquanto nadam. Verruga está de barriga pra cima e Merlin o ensina a portar-se como um peixe.

Verruga - Upa! Não consigo ficar direito! Merlin!

Merlin - Aqui estou! Eh, eh, eh! Pensou que podia sair disparado como um rojão, hein?

Verruga - B-bem, eu virei peixe, não virei?

Merlin - Mas isso não quer dizer que você pode nadar como um peixe! Por isso você precisa usar a cabeça!

* FLOP! (Verruga mergulhando)

Merlin - Aprenda... cada batida de uma nadadeira cria movimento! Vamos pegar o ritmo! Um, dois! Esquerda, direita! Avançar, recuar! Para cada elevação, existe uma depressão! Para cada ida, existe uma partida!

Q3. Vê-se a ponte levadiça e uma das correntes desta está à flor d'água e eles a pulam e continuam nadando, enquanto conversam. Merlin nada à frente de Verruga.

Merlin - Você precisa olhar sempre para cima! Não seja um medíocre! Não fique de braços cruzados dizendo "é o destino!"

Q4. Eles estão nadando e atrás deles vê-se um crocodilo.

Merlin - Depende de você ver até onde pode chegar! Se não tentar, nunca saberá! Na vida, os fortes sempre tentarão conquistá-lo!

Q5. Verruga percebe o crocodilo e passa à frente de Merlin.

Merlin - E é isso que você pode esperar, a menos que use o cérebro!

Verruga - Socorro, Merlin! Socorro!

Merlin (Olhando para trás) - Aaai! É um enorme lúcio!

Verruga - Socorro! Socorro! Use sua mágica! Não quero ser mais peixe!

Q6. Merlin entra num elmo que está dentro do fosso e Verruga fica nadando em volta, fugindo do crocodilo que tenta abocanhá-lo.

Merlin - N-não consigo lembrar as palavras!

* NHAC! CLANC!

Q7. Verruga consegue passar entre a corrente e a ponte levadiça. O crocodilo, ao tentar pegá-lo, fica preso na corrente.

Merlin - Foi um bom golpe passar por esta corrente, menino! Você está usando a cachola! Bravo, rapaz! Grande estratégia! Acho que você entendeu a lição!

Verruga - Sim! A inteligência vale mais que a força bruta!

Merlin - Agora vamos voltar ao estado anterior! Hum... deixe ver...
Hocus pocus... não consigo lembrar a fórmula!

Verruga - Chi! Então é melhor sairmos daqui!

(Nota: O "chi" acima deveria ser escrito "xi", mas o Dosvox entende como se fosse algarismo romano. Daqui por diante escreverei assim!)

Q8. Verruga pula para um paredão junto à parede do castelo. Mas logo depois escorrega e o crocodilo está na água à sua espera.

* PLOP!

Verruga - Ufa!

* NHAC! (Crocodilo tentando pegar o peixinho)

Verruga (Escorregando no limo) - E-e-estou escorregando! Socorro, Merlin! Socorro!

Arquimedes - Hein? Quê? É o Verruga!

Q9. O crocodilo está com a boca aberta à espera que Verruga caia. Arquimedes voa e pega Verruga no ar, antes de cair na boca do bicho. O crocodilo fecha a boca vazia.

* NHAC!

Arquimedes - Ufa!

Q10. Merlin volta a ser gente. Verruga, ainda um peixe, está na margem do fosso. Arquimedes está num galho de uma árvore.

* PUF!

Merlin - Pronto! Agora vou transformar aquele monstro num lambari! Vou...

Verruga - Merlin!

Merlin - Que... ah! Você está aí, rapaz!

Q11. Merlin usa a varinha mágica e Verruga volta a ser gente.

* PIF! POF! PUF!

Merlin - Como conseguiu escapar daquela confusão?

Verruga - O Arquimedes me salvou!

Q12. Merlin e Verruga estão ao lado do fosso. Ao fundo, sobre a ponte levadiça vê-se Sir Heitor e Kay.

Sir Heitor - Verruga! Verruga!

Verruga (Saindo correndo) - Chi! É Sir Heitor! Preciso ir!

Q13. Verruga, Sir Heitor e Kay estão sobre a ponte.

Sir Heitor - Por onde andou?

Verruga - No fosso, Senhor!

Sir Heitor - No fosso?

Verruga - Sim! Sabe, Merlin nos transformou em peixes e depois veio um lúcio enorme...

Sir Heitor - Chega! Três castigos por se atrasar e mais três pela história do peixe! Vá já para a cozinha!

Verruga - Sim, Senhor!

Q14. Verruga sentado diante de uma tina lavando um caldeirão, tendo algumas panelas e outros vasilhames. Merlin entra na cozinha.

Narrador - Depois...

Verruga (Cantando) - Para cada elevação, existe depressão!

Merlin (Cantando) - Para cada ida, existe uma partida!

Verruga - Ah! É o Senhor, Seu Merlin?!

Merlin - Diga-me, jovem! Que tal virar um esquilo?
Você poderia aprender algo mais!

Verruga - É melhor que não! Recebi seis castigos e, além disso, tenho de limpar a cozinha!

Merlin - Tenho que modernizar esta confusão medieval... vou fazer uma linha de montagem!

Verruga - Mas eu é que devo fazer isso!

Merlin - Ninguém notará a diferença! Que importa, contanto que o trabalho seja feito!

Q15. Vê-se os pratos e panelas entrando na tina por um lado e saindo, após lavados, pelo outro e vão se arrumando sobre a pia. As vassouras varrem e lavam o chão da cozinha.

Merlin - Higitus figitus zumba zadinha!
Venham todos limpar a cozinha!
Entrem na tina, um por um!
E limpem sem fazer zunzum!
Vamos toalha, vá enxugando!
E vocês, pratos, vão se empilhando!
Limpar, esfregar, varrer!
Não há tempo a perder!

* VUUCHI! VUUCHI! PLACH! PLACH!

Verruga (Pegando na mão de Merlin) - Sim, vamos logo! Estou louco pra virar esquilo!

Continua...

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