sábado, 3 de outubro de 2009

Cascão, em... O dia em que Cascão fugiu de casa... de novo!

* Ledora: Anair Campos


Q1. Cascão caminha com um cabo de vassoura no ombro com uma trouxinha pendurada na ponta de trás. Mônica está brincando de casinha, com um fogãozinho, algumas panelinhas e xícaras, no gramado da sua casa.

Cascão, ao passar, fala com ela.

Cascão - Fugi de casa!

Mônica (Sorrindo) - Legal! Foi muito bom te conhecer!
Vê se escreve, hein?

Q2. Cascão pára, pensa um pouco e retorna até onde está a Mônica.

Cascão - Como assim, "Vê se me escreve?"
É só isso que você tem pra me dizer?! Não vai lamentar a perda de um amigo querido? Nem tentar me fazer mudar de idéia?

Mônica - Cascão! Já é a quinta vez que você foge de casa... só esta semana!

Cascão - Sim! E quer saber por que?

Mônica - Ó meu Deus! Lá vamos nós de novo!
Claro! Fala aí! Tenho ouvidos de pinico, mesmo!

Cascão - Por causa da tirania dos meus pais! Eles sempre vêm com a mesma ladainha! "Nós sabemos o que é melhor pra você!"
Ora! Quem tem que saber o que é bom para mim, sou eu mesmo, não é?

Mônica (Sorrindo) - A velha história de você não querer tomar banho?

Cascão - Sim! Tá uma barra! Desta vez, eles me proibiram de ver TV até eu decidir tomar banho!

Mônica (Zangada) - Ai, Cascão! Vê se me erra!
Toma logo esse banho e acaba de uma vez com essa agonia!

Cascão - Quê?! Tomar banho?!
Eu não vou tomar banho! Essa é a minha marca registrada!
Que tipo de pessoa eu seria se tomasse banho?
Um qualquer sem graça nenhuma! Como o Xaveco!

Mônica - O papo que rola por aí é que você toma banho, sim, mas não conta pra ninguém...

Cascão - Intriga da oposição!

Q2. Cascão larga a trouxinha no chão e pega um mapa no bolso. Mônica continua sentada no gramado da sua casa.

Mônica - Bom, supondo que eu acredite que você vai mesmo fugir de casa... pra onde você vai dessa vez?

Cascão (Alegre) - Irlanda!

Mônica (Intrigada) - Irlanda? Mas não é longe demais?

Cascão (Olhando o mapa) - Longe, nada! Olhe esse mapa, fica só a dois quadrinhos a Leste! E sabe do que mais?
Ouvi dizer que lá tem arco-íris por toda parte, com pequenos duendes saltitando na grama verdinha como esmeralda! E ainda tem uns tigres verdes tão fofinhos e...

Mônica - Primeiro! Lá tem arco-íris e grama verde porque chove o tempo todo! Segundo! Não são duendes! São Lepreschaus!
E terceiro! Tigres verdes?! Viajou na maionese?

Cascão (Triste) - Lá chove o tempo todo?

Mônica - Foi o que eu ouvi dizer!

Cascão (Olhando o mapa) - Bom, acho que o melhor mesmo é ir pra Escócia, então! Onde os homens usam saiotes xadrez como os meus!

Q3. Cascão pega a trouxinha no chão e a coloca no ombro, guardando o mapa no bolso.

Cascão - A Escócia fica no mesmo quadrinho que a Irlanda!
Acho que posso dar um pulo lá, nos finais de semana, pra procurar uns potes de ouro! Até mais, Mônica!

Mônica (Séria) - Você vai mesmo embora?

Cascão (Zangado) - É o que estou repetindo desde a primeira página, ora bolas!

Mônica (Sorrindo) - Uau! Sério mesmo?! Que máximo! Posso ver?!

Cascão (Irritado) - Como é que é? Você quer me ver fugir de casa?

Mônica - Claro! Sempre fui fã desses caras que vagam pelo mundo, sem eira, nem beira! Parece tão excitante a vida na estrada! Enfrentando todos os problemas, contando apenas com a sorte! Sem destino! Sem segurança! Sem certeza de um futuro ou mesmo de uma manhã... sem um teto pra dormir! Sem um prato de comida... sem ninguém pra lhe fazer companhia... uma vida dura, solitária, miserável e...

Cascão - OK! Você conseguiu! Mudei de idéia! Tô voltando pra casa!
Até mais!

Mônica (Séria) - Nada disso, mocinho!
Você disse que ia embora, agora, vai ter que ir!

Cascão - Você quer que eu seja um fugitivo? Por quê?

Mônica - Porque, agora, eu sou sua fã! E não tem nada pior para um ídolo do que decepcionar um fã!

Cascão - Porcaria de fama!
Bom, acho que é melhor colocar o pé na estrada e...

Mônica (Com uma filmadora na mão) - Sorria, Cascão!

Cascão - Mônica?! O que está fazendo?!

Mônica - O documentário da sua fuga, ora! Depois eu vou vender a
filmagem pra TV! As pessoas adoram esse tipo de "Reality Show"!

Cascão - Isto não é um "Reality Show"! É a minha vida!

Mônica - Perfeito! Emoção e ira! Dá pra repetir olhando pra câmera?

Cascão - Você não tem nada melhor pra fazer, não?

Mônica - Não! A Magali foi pra praia com o Dudu! Então, só me resta me divertir com as suas doideiras, mesmo!
Ei! Que tal se a gente gravasse um recado pra sua mãe?

Cascão - Minha mãe? É mesmo... minha mãe...
Como será que ela tá, agora?

Mônica - Não entendi...

Cascão - Ora, Mônica! Uma hora dessas, ela já deve estar desesperada!
Me caçando em tudo que é canto, chorando, arrependida por ter me dito tudo que ela disse!

Mônica - E o que ela disse?

Cascão - "Não esqueça de lavar atrás das orelhas!"

Mônica - Deixa ver se eu entendi... você quer que sua mãe sofra?
É isso?

Cascão - Exatamente!

Mônica - Que tipo de filho é você?

Cascão - Do tipo que tá cansado de tanta perseguição! É "escove os
dentes" pra cá... "lave as mãos" pra lá... Eu já não agüento mais!

Mônica - Puxa! Que vida dura você leva!

Cascão - Nem me fale... e aí? Será que ela já tá desesperada o
suficiente?

Mônica - Acho que ainda não! Vamos esperar mais alguns quadrinhos!

Cascão - Legal!

N: Nos três quadrinhos seguintes não há diálogos e os personagens permanecem nas mesmas posições.

Q4. Mônica e Cascão caminham em direção à casa deste.

Mônica - Acho que agora tá bom! Ela já deve estar arrancando os
cabelos!

Cascão - Beleza! É melhor irmos rápido! Não quero ter uma mãe careca!
Neste momento, ela deve estar toda chorosa, arrependida e pronta para me aceitar do jeito que eu sou e...

Q5. Eles param de repente.

Cascão - Epa! Espera aí!

Mônica - O que foi?!

Cascão - Eu não posso chegar, assim, de supetão! Vai que ela tá muito emotiva e tem um troço quando me vir!

Mônica - Sim! Geralmente, até eu tenho um troço quando te vejo!!

Cascão - Mônica! Você precisa ir até lá pra preparar o coraçãozinho frágil dela, para aminha chegada!

Mônica - Eu?


Q6. Vê-se além dos dois, uma moita no quadro.

Cascão - Vai ser perfeito! Você chega lá e dá uma acalmada na mulher!
Aí, quando achar que eu já posso aparecer... você vem e me chama!
Vou ficar aqui, nesta moita, no canto do quadrinho!

Q7. Mônica bate na porta da casa do Cascão. Vê-se a cabeça do Cascão atrás da moita e a casa deste.

* TOC TOC

Mônica (Pensando) - É cada mico que eu tenho que pagar...


N: A mãe do Cascão aparece na porta.

Dona Lurdes - Mônica? Você por aqui?

Mônica - É... oi, Dona Lurdes... é que... é que...
a senhora não tá chorando?... que ótimo, não é?
Mulher de garra... he, he... quero dizer...

Dona Lurdes - O que foi, Mônica?! Você está bem?

Mônica - Eu?! Tô ótima!
Mas quem não deve estar nada bem é a Senhora, não é?

Dona Lurdes (Espantada) - Por quê?! Eu pareço doente?!

Mônica - Não! Não é nada disso! Quero dizer, a Senhora não tá mal?!

Dona Lurdes - Não! Ao contrário! Estou muito bem!

Mônica - Er... a Senhora tá bem?! Mas... mas...
a Senhora não tá sentindo falta de nada, não?

Dona Lurdes - Agora que você comentou... estou, sim!

Mônica - Tá?! Puxa, que ótimo, não é? Quero dizer...
Que péssimo, hein?

Dona Lurdes - Sinto falta da minha novela das seis! Ela acabou semana passada e essa nova que colocaram no lugar não é nada boa... e...

Q8. Elas entram em casa.

Mônica - Não é nada disso! É outra coisa! Uma coisa que tá faltando aí, na sua casa!

Dona Lurdes - Aqui em casa? Mas não está faltando nada que... aaah!

Mônica - Até que enfim!

Dona Lurdes - Roubaram o cabo da minha vassoura! Que monstro cometeria uma perversidade dessa?!

Q9. Dona Lurdes ajoelha-se e chora. Logo Mônica sai.

Dona Lurdes - Buááá! Minha vassoura novinha!

Mônica - Olha, eu já vou, tá? Sinto muito pela sua vassoura!

Q10. Mônica chega perto da moita que Cascão está escondido.

Cascão (Com uma lágrima no olho) - (Chuife!)

Mônica - Bom... ela sentiu falta do cabo da vassoura que você pegou... já é alguma coisa!

Cascão (Saindo da moita) - "Já é alguma coisa?!"
Ela sentiu falta do cabo da vassoura, mas não de mim!
E olha que ela nem reparou ainda que eu peguei a toalha da mesa da cozinha...

Mônica - E agora? O que você vai fazer?

Cascão - Eu não sei... já tá ficando tarde pra ir pra Escócia...
eu queria chegar lá ainda hoje...

Mônica - Eu tenho que ir pra casa, agora, pra... você sabe...
tomar banho... boa sorte aí!

Cascão - Traidora!

Q11. Mônica vai embora e Cascão caminha para o outro lado.

Cascão - Vou ver se o Cebolinha me deixa dormir na casa dele esta noite! Eis que dá confiar nas pessoas!
Todas elas acabam traindo a gente, mais cedo ou mais tarde!
Mas, não o Cebolinha, meu amigão do peito!

Q12. Cascão vê o Cebolinha na janela da casa dele.

Cascão - Fala aí, Careca!

Cebolinha - Fala aí!

Xaveco (Aparecendo na janela) - Olá, Cascão!

Cascão - Cebolinha? O que o Xaveco tá fazendo em sua casa a esta hora da noite?

Cebolinha - Ele vai dolmir aqui! Não é o máximo?

Cascão (Ciumento) - Aaaah! Ele vai dormir no meu colchonete?!

Cebolinha - Olha, Cascão! Não sei se isso já passou pela sua cabeça... mas você não é o único amigo que eu tenho!

Xaveco - Esse garoto tem problemas!

Q13. Cascão vai saindo e Cebolinha e Xaveco ficam olhando da janela.

Cascão (Falando sozinho) - É assim, é?! É assim?! Pois vocês todos vão ver! Eu vou... eu vou... ficar... sozinho...

Q14. Cascão continua andando e vê uma coruja num galho de uma árvore.

Cascão - Puxa! Que escuridão! Parece que tô andando há horas!
Será que já cheguei na Escócia?

Q15. Cascão passa por uma lojinha com um toldo fechado e senta no batente da porta, colocando sua trouxinha ao lado.

Cascão - O negócio é sentar e dormir aqui mesmo! Eles vão ver só...
Quando todos sentirem minha falta, eu já vou estar tão longe que...

Q16. Dona Lurdes chega na janela e vê Cascão sentado ali.

Dona Lurdes (Gritando) - Iuhuu! Cascão! Você não vem jantar?

Cascão - Nossa! A Escócia é como um universo paralelo!
Eles têm até uma mamãe igualzinha à minha!

Dona Lurdes - Deixe de ser bobo, filho! Você só deu uma volta no
quarteirão!

Cascão - Ah! Então, você estava me vigiando!
Sabia que eu tinha fugido de casa!

Dona Lurdes - Claro! Quando a toalha da mesa some, só pode ser isso!

Cascão - É! Mas a Senhora nem sentiu a minha falta!

Dona Lurdes - É claro que senti, filho!
Eu só estava brincando com você e a Mônica!
Eu só queria saber até onde você iria com essa idéia maluca!

Cascão - Cansei, sabia? Não quero mais ser um fugitivo!
Eu quero a minha casa! Eu quero a minha cama! Eu quero a minha mãe!

Q17. Dona Lurdes carrega Cascão e o coloca para dentro de casa através da janela.

Dona Lurdes - Vem cá, filhão! Volte pra sua casa, vai?

Cascão (Já dentro de casa) - Iupiii! Eu tô de volta!

Dona Lurdes (Com a trouxinha na mão) - Agora, vai lavar as mãos que eu já vou servir a janta!

Cascão - Bolas! Eu já sabia! Tem sempre uma traição!

Q18. O pai do Cascão está sentado no sofá, lendo um jornal.

Pai - Ah! Ele já voltou?

Dona Lurdes - Já! Foi até rápido, desta vez...

Pai (Levantando-se) - O Cascão tem cada uma...
O jantar tá servido? Tô com uma fome daquelas!

Dona Lurdes - Espere aí, mocinho! Aonde você pensa que vai?

Pai (Caminhando pra cozinha) - Forrar o estômago! Por quê?

Dona Lurdes - E vai deixar a sala, que acabei de arrumar, desse jeito?
Roupas espalhadas por todo lado, jornal jogado no sofá... esses
sapatos sujando o carpete... e o Senhor já tomou banho?

Q19. O pai vai para o banheiro e lá encontra o Cascão. A mãe passa levando os pratos pra mesa.

Cascão - Como é que é? Agora você entende porque eu fugi de casa?


FIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário