sábado, 3 de outubro de 2009

Quatro Aventuras do Recruta Zero

* Ledora: Anair Campos

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Dados sobre o Recruta Zero (Beetle Bailey) e sua turma:

Recruta Zero foi criado por Mort Walker em 1923 e é um recruta
do exército, lotado no Quartel Camp Swampy.
Sempre cultivando sua preguiça e bom-humor, Zero é implacavelmente perseguido pelo adiposo e volátil Sargento Tainha, que não admite nenhuma insubordinação, mas Zero sempre dá um jeitinho de escapar da labuta e seu lema de vida é: "Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer depois de amanhã". Outro aforismo que gosta, é: "É engraçado como o tempo voa quando a gente está de folga".

Embora consagrado como soldado, Recruta Zero era aluno da Universidade Rockview e já aparecia em seus primórdios com os olhos cobertos por um chapéu e até hoje é assim: qualquer coisa colocada sobre a cabeça do recruta sempre oculta seus olhos e essa é sua marca registrada.
O personagem só alcançou o sucesso que tem nos dias atuais quando, em 1951, seu criador o "alistou" no exército norte-americano. Mort quis aproveitar a onda de nacionalismo gerada pela Guerra da Coréia e conseguiu um sucesso estrondoso: cerca de cem jornais americanos compraram os direitos de divulgação do Zero e muitos ainda publicam diariamente suas tiras.

Zero é um dos divertimentos favoritos dos militares norte-americanos, por sua irreverência em relação ao sistema militar e por exaltar a esperteza de um soldado raso face a seus superiores. Talvez por isso a tira tenha sofrido alguns maus bocados: durante as guerras da Coréia e do Vietnã , algumas publicações americanas, entre estas a "Stars and Stripes" , a revista oficial das Forças Armadas norte-americanas, queriam proibir a publicação das tiras do Zero, por considerá-lo uma afronta à ordem militar. Episódios como este renderam ao autor muitas outras piadas, nas quais a burocracia e a estreiteza mental dos homens de quepe são ridicularizadas. De qualquer forma, a fim de evitar novos contratempos, Walker evita a associação dos quadrinhos com fatos reais, mantendo o desenrolar das histórias restrito ao Quartel Swampy . Desde 2002 , seu filho Gregory tem-no ajudado na confecção de algumas tiras.

De uma forma ou de outra, todos os personagens do Recruta Zero foram inspirados em experiências pessoais do autor e outros originaram-se de sugestões de leitores. Alguns como Foguinho, Sebinho e Cantina, não emplacaram e foram retirados das histórias.
Os personagens abaixo acompanham Zero desde que este "entrou" para o Exército norte-americano:

Sargento Tainha (Sgt. Orville Snorkel). Mandão, está sempre berrando e dando ordens aos rapazes. Só não berra com seus superiores para não ser rebaixado, senão mandava neles também. Tem uma "cisma" com o Zero e está sempre pegando no pé do recruta. É folgado e, às vezes, humilha seus soldados. Acho que só respeita o Cuca, afinal, está sempre com
fome e sempre tentando pegar alguma coisa na cozinha. Gosta tanto de comer quanto o Zero de dormir. Ele não vive sem três coisas: muita comida, Oto e Zero... pra atormentar.
Muitas vezes é vítima de brincadeiras dos soldados que assim se vingam por ele obrigá-los a cavar trincheiras ou descascar batatas. No fundo, o sargento é muito tímido e até inocente. Nutre grande paixão pelo exército ;

Oto (Otto). É o cachorro do Sargento Tainha, originalmente retratado como um cachorro comum. Depois Mort o desenhou com o mesmo uniforme de seu dono, até com as três divisas de "sargento". Sofre de complexo de ser humano, ou seja, ele não gosta de ser tratado como cachorro e sim como gente. Tainha tem muito carinho e faz tudo por ele. Inclusive obrigar todos no quartel a tratá-lo com respeito;

Platão (Plato). É o intelectual da trupe. Sempre fazendo citações de livros e falando como se estivesse apresentando uma tese de doutorado.É um dos amigos do Zero;

Dentinho (Zero). O oposto de Platão. É limitado intelectualmente e seu nome é uma ironia a dois de seus dentes crescidos;

Cosme (Cosmo). É o viciado em tecnologia e games. Nunca perdeu uma partida sequer de pôquer para o Zero;

Quindim (Killer). Faz as vezes de mulherengo e galanteador dentro do quartel Swampy. Nem sempre tem sucesso em suas cantadas... uma em cada cinquenta dá certo;

Tenente Escovinha (Lieutenant Fuzz). Um oficial caprichoso e imaturo, sempre reclamando que nunca é promovido;

Tenente Mironga (Lieutenant Flap). Embora não apareça com freqüência nas tiras, leva a honra de ser o primeiro personagem negro a ser retratado em quadrinhos norte-americanos, em 1970;

Capitão Durindana (Captain Scabbard). É um sujeito tímido e de raros melindres, sempre disposto a ouvir as reclamações dos subordinados, em especial do Zero e de outros soldados rasos;

Major Peroba (Major Greenbrass). Companheiro inseparável do General Dureza no golfe e no Clube dos Oficiais, onde ambos batem ponto após o expediente para beber;

General Dureza (General Halftrack). É a inépcia em pessoa. Pensa mais no golfe que na administração do quartel. Como se não bastasse, tem problemas de alcoolismo e obedece cegamente à mulher, Martha;

Cuca (Cookie). É o cozinheiro do quartel Swampy, reputado por sua incrível capacidade de tirar o apetite de todos com suas "iguarias".Inicialmente retratado com um quepe de caserna, ganhou um chapéu de mestre-cuca, para facilitar a identificação;

Srta. ou Dona Tetê (Miss Buxley). É a sugestiva secretária do General Dureza, sempre representada com um vestido preto. É o objeto de desejo de soldados e oficiais dentro do quartel.

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Algumas aventuras do Recruta Zero

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@ Recruta Zero, em... Fumaças e baforadas!


Q1. Recruta Zero entra no alojamento e encontra Cosme fumando um charuto.

Zero - Ei, Cosme! Olhe só que cachimbo legal eu ganhei!

Cosme - É bonito, mas sou mais o meu charuto!

Zero - A baforada do seu charuto não é maior do que a do meu cachimbo!

Cosme - Quer apostar?

Zero (Soltando uma grande baforada) - Que me diz disto?

Cosme (Soltando uma ainda maior) - E isto?

Zero (Fazendo um círculo com a fumaça) - O seu charuto faz isto?

Cosme (Fazendo três círculos com a fumaça) - Não! Faz isto!

Zero (Soltando uma enorme baforada) - Veja quanta fumaça!

Cosme (Soltando uma maior) - Isso não é nada...

Q2. O Sargento Tainha vem passando e vê aquela fumaceira saindo pela chaminé do alojamento e entra.

Tainha - Querem parar com essa fumaceira! Cof... cof!

Zero - Ora, Sargento! É apenas uma aposta!

Tainha (Abrindo a porta) - Aposta, é? Pois então, expliquem isso
para eles!

N: Do lado de fora há um bando de índios armados para a guerra. O cachimbo cai da boca de Zero.

FIM

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@ Recruta Zero, em... Tênis... esporte?


Q1. Três soldados estão no alojamento e Zero chega...

Zero - Ei! Alguém quer jogar uma partida de tênis?

Cosme - Não dá, Zero!

Quindim - É uma pena, mas vou sair com uma garota!

Platão - Já tenho um compromisso, Zero!

Q2. Zero, triste, sai do alojamento e encontra o Sargento Tainha...

Zero - Eu queria muito jogar tênis, mas todo mundo está ocupado!
Sargento, o que o Senhor vai fazer hoje?

Tainha - Nada de especial!

Zero - Quer jogar tênis?

Tainha - Gostaria, mas não sou muito bom nisso!

Zero - Tudo bem!

Tainha - Então vamos!

Q3. Eles estão na quadra...

Zero - Vou facilitar seu jogo, Sargento! Não se preocupe!

Tainha - Certo!

* VAP! POU!

Zero (Se abaixando) - Está mandando com muita força, Sargento!

Tainha - Desculpe, Zero! Deixe eu tentar de novo!

* VAP!

Zero - Mais de leve, Sargento!

Tainha - Estou fazendo o melhor que posso!

* VAP! POU! ZING!

Zero (Jogando-se ao chão) - Escapei por pouco... e ele disse que não
sabia jogar!

Tainha - Machucou-se, Zero?

Zero - Não, Sargento... mas destronquei opunho!

Tainha - Poxa, Zero... hoje parecia meu dia de sorte!

Zero (Pensando) - E o meu de azar!

Tainha - Como é, Zero... continuamos?

Zero - Não vai dar, Sargento... está doendo muito!

Tainha - Está bem, Zero! Mas vá imediatamente à enfermaria... amanhã tem muito serviço pra você! Tchau!

Q4. Zero está deitado em sua cama e tem os pulsos engessados...

Zero - Agora quero ver o Sargento arranjar serviço pra mim!

Q5. Vê-se o Sargento Tainha sentado à mesa com um selo numa das mãos, tendo diante de si um monte de cartas e, ao seu lado, o Recruta Zero com a língua para fora.


FIM

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@ Recruta Zero, em... Acorda, Zero!


Q1. Alguns soldados estão diante do Sargento Tainha...

Tainha - Preciso de voluntários para uma exibição importante!

Quindim (Levantando o braço) - Aqui, Sargento!

Tainha - Certo, Quindim! Quem mais?
Só um voluntário? Vamos! É um grande acontecimento!

Zero (Bocejando) - Uááá!

Tainha - Perfeito, Zero!

Zero - Quê?!

Tainha - Vamos para o hangar três!

Zero - Ei! Eu não fui voluntário de nada!

Q2. Saem os três...

Zero - Isto não é justo!

Tainha - Não se preocupe! Você vai adorar!

Q3. Chegam ao hangar...

Tainha - Vista isto!

Zero - Um pára-quedas?! Vamos sair de avião?

Tainha - É!

Zero - Ótimo! Vou poder tirar um cochilo!

Q4. Algumas pessoas observam um avião que se aproxima voando...

Um espectador - Lá vem eles!

Q5. No interior do avião...

Tainha - Todos em forma!

Quindim - Acorde, Zero! Zero!

Zero (Dormindo) - Zzzzzzzzzzzzzzz!

Quindim - Ele não quer acordar, Sargento!

Tainha - Bom... muito bom!
Milhares de pessoas esperando para ver os pára-quedistas e ele resolve dormir?

Q6. O Sargento coloca Zero diante da porta aberta do avião, chuta a bunda dele e ele despenca no ar...

Tainha - Ele vai acordar com o vento frio!
Feliz aterrissagem!

Q7. Zero vem descendo ainda dormindo. Num momento fica de cabeça para
baixo, volta à posição normal, coloca os braços sob a cabeça, cruza-os no peito... um passarinho o olha assombrado...

Zero (Acordando) - Uáááá! Aaaaah!

Q8. Quando ele chega ao chão...

Zero - Odeio acordar de repente! Isto sempre acaba com meu dia!


FIM

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@ Recruta Zero, em... Talento, lento!


Q1. Na sala do "Jornal do Batalhão", Dentinho está à frente de uma prancheta. Perto dele, Zero e Quindim escrevem suas colunas...

Quindim - O que é que o Dentinho está fazendo?

Zero - Ele agora é o desenhista do jornal!

* PREC!

Dentinho - Droga de lápis! Que papel ruim!
Esta tinta é água pura!... assim não dá!
Como é que eu posso desenhar, se o material não presta?

Q2. Quindim vai até a sala do Major Duridana, Diretor do jornal...

Quindim - O Dentinho está reclamando que o material de desenho é da pior qualidade!

Major - Providencie outro imediatamente!

Q3. Quindim chega com o novo material...

Quindim - O major concordou com o pedido!

Dentinho - Agora, sim!

Q4. Quindim conversa com o Zero...

Quindim - O Dentinho conseguiu o melhor material que existe!
O que está faltando pra ele desenhar?

Zero - Talento!...


FIM

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